CÍRCULO DA PROSPERIDADE NAS LAVANDERIAS

 

 

graphic

 

As lavanderias estão acostumadas com o Círculo de Sinner da boa lavagem; entretanto há um outro Círculo tão importante quanto, mas no tocante às atitudes de sua liderança: é o Círculo da Prosperidade!

Vamos detalhar cada uma das partes desse Círculo.

 

$$, CAPITAL, RECURSOS FINANCEIROS

Costumo dizer que “defender o caixa” é a primeira missão de um administrador. Mas, para alcançar esse propósito o líder tem que trabalhar com margem. Isto significa vender por preços compensatórios. O que vemos com frequência são novatos no ramo, ou mesmo em franquias de “crescimento rápido”, cobrarem preços baixos para “fazer espuma” e criar uma falsa ilusão de sucesso.

Outro erro é querer andar mais rápido do que o prudente. Chamamos a isso de alavancar o negócio além do limite e estourar o caixa. O Brasil, em particular, é o país onde o dinheiro é o mais caro do mundo.

Controlar a ansiedade e manter reservas de caixa é crucial para a prosperidade. (Há cerca de um ano visitamos o presidente de uma grande empresa, e ele se queixou que tinha 8 milhões a receber, em atraso dos clientes; logo perguntamos: “Então está pendurado nos bancos?” No que ele disse: “De jeito nenhum. Usamos nossas reservas”. 8 meses depois voltamos lá: “E aí presidente melhorou a inadimplência?” “Que nada, agora são 28 milhões; mas estamos firmes, pois sei que uma hora pagam!”). Essa empresa brasileira tem 50 anos.

 

CONFIABILIDADE, CREDIBILIDADE

 

Quando você está numa boa situação financeira e com caixa, é fácil manter a CREDIBILIDADE. Mas mesmo assim, pequenos detalhes podem aumentar ou diminuir sua credibilidade. Uma delas é uma política pessoal de não se furtar em atender seu celular, e manter “portas abertas”. Mesmo para seus credores ou de pessoas que desejam reclamar de seus serviços.

Outro ponto importante na credibilidade é SEMPRE FALAR A VERDADE.

Construir CREDIBILIDADE/CONFIABILIDADE é uma tarefa diária e que leva tempo. Mas em momentos difíceis ajuda muito na sobrevivência.

 

 

DEDICAÇÃO/ PERSISTÊNCIA

 

Essa é uma fatia do Círculo que tem que ser bem compreendida, porque ninguém trabalha da mesma maneira.   E no fundo todo mundo acha que é trabalhador. Então o que importa?

Primeiramente é trabalhar com PROPÓSITO. É comum ouvirmos algum líder dizendo: “Quero ganhar dinheiro!”. Mas, ganhar dinheiro é consequência. Antes, vem sua PROPOSTA de trabalho. Você sabe qual é a organização mais rica do mundo? Mais poderosa financeiramente? É a IGREJA CATÓLICA. Você já viu alguma vez o Papa Francisco falando que quer ganhar dinheiro? Nem sonhando. O PROPÓSITO dele é ajudar as pessoas a viverem melhor através de atitudes corretas. Você também dono de lavanderia tem que ter e declarar seu PROPÓSITO. Cuidar das roupas é um ato de amor; é uma atividade que ajuda na sustentabilidade: economiza água; seus clientes vestindo roupas limpas se sentirão mais felizes.

O passo seguinte é o PLANEJAMENTO. Ter metas escritas para o ano, para o mês, para o dia. Lista de tarefas a executar/executadas. Escreveu? Vai acontecer. Parece mágica, mas é uma consequência de seu comprometimento. Dizem os especialistas que cada hora dedicada ao PLANEJAMENTO são dias economizados na execução.

Outro ponto no trabalho é ter disciplina de horários e rotina. E se dedicar 50/60 horas por semana. Na empresa. Fora sua dedicação “em casa”.

Trabalhar com FOCO. (Ah, essa eu já sabia, diria você…); entretanto o grande paradoxo é que você tem que desfocar, vez por outra. O quê? Se você não desfocar 30 dias por ano, para depois voltar e FOCAR, não evolui. Não vê como os outros estão fazendo. Não oxigena suas ideias. Feiras, viagens, congresso, ajudam a oxigenar seu negócio, e nessa hora você está desfocando…

A maneira como você trabalha impacta fortemente nos resultados.

 

ADAPTABILIDADE/AGILIDADE NA ADEQUAÇÃO AO MEIO

 

Um dia perguntaram a um guru: qual ser vivo vai sobreviver mais na Terra? Serão os mais fortes? NÃO SERÃO…(cadê os dinossauros?); bem então serão os mais inteligentes? NÃO SERÃO. Então quais serão?

Do alto de sua sabedoria ele disse: SERÃO AQUELES QUE SE ADAPTAM MAIS RAPIDAMENTE ÀS CIRCUNSTÂNCIAS.

O mundo muda e cada vez mais rápido. O esforço de adaptação tem que ser muito grande.

 

SER INOVADOR

 

E o Círculo da Prosperidade se fecha com INOVAÇÃO. Inovar é fundamental. Por quê? Porque uma INOVAÇÃO é uma nova maneira de fazer que traz resultado positivo. As pessoas admiram as rotinas, mas são atraídas pelas INOVAÇÕES. As empresas de sucesso sabem disso. Quantas vezes você trocou de carro atraído por um design inovador? Quanto já gastou em roupas novas sem precisar? E por que as lavanderias inovam tão pouco?

INOVAR não precisa ser radical, nem caríssimo. Um vaso de flores frescas no balcão, um horário diferente de entregas, uma pintura de cor diferente na loja, uma fachada inovadora na velha loja, um processo de Wetcleaning, uma nova banca de passar, promoções criativas (sem baixar preços, por favor), ATRAI CLIENTES.

 

INOVE E PROSPERE!!