Informações do Setor

 

Lavanderias domésticas: São as lavanderias profissionais que atendem o público em geral

Lavanderias hospitalares: É o serviço direcionado exclusivamente à higienização dos enxovais hospitalares

Lavanderias hoteleiras: São as lavanderias que cuidam dos enxovais e/ou das roupas dos hóspedes

Lavanderia de uniformes/EPI’s: São aquelas que lavam/locam uniformes industriais/comerciais e cuidam da reciclagem dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual)

Lavanderias decorativas: Responsáveis pela lavagem de cortinas, tapetes, estofados e carpetes.

Lavanderias Jeans/Denim: Todas as peças jeans antes de serem vendidas, passam por uma lavanderia denim, especializada na customização das peças.

Lavanderias de PetShop: Cuidam da higienização das toalhas e demais têxteis utilizados no cuidado dos animais domésticos.

 

 

Atualmente, existem no Brasil, 23 mil lavanderias ativas, sendo consideradas apenas as que vendem os serviços de lavanderia. Neste número, não estão inclusas as lavanderias próprias, como por exemplo, lavanderias internas de hotéis, hospitais, casas de detenção, restaurantes, casas de repouso, cabelereiros, entre outras.

 

Estima-se que atualmente (2018), apenas 3% da população brasileira utiliza os serviços de lavanderia profissionais. Esse número deverá atingir 10% da população até 2030. Esses números mostram que a economia está em um processo de transformação do “ter”, para “usufruir”, ou seja, a economia do futuro, será a economia de serviços.

SEJA UM ASSOCIADO ANEL.
Conheça nossos benefícios.