A ANEL e o SINDILAV – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo – desenvolveram o Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança para Lavanderias (PQMS-L), um programa de qualificação baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e adaptado para lavanderias, que dará a certificação de qualidade e sustentabilidade aos aprovados.

As lavanderias serão certificadas com o SQS – Selo de Qualidade e Sustentabilidade, que visa a excelência na gestão, através da implantação de um conjunto de normas com foco em qualidade do serviço prestado, Meio Ambiente, saúde e segurança do trabalhador.

Ele foi desenvolvido pela ANEL e pelo SINDILAV em parceria com a consultoria LCN Gestão Empresarial (Responsável pela Estruturação das Especificações) e a certificadora internacional RINA (Responsável pela Estruturação do Programa de Certificação e Auditoria).

O SQS é um programa evolutivo e conta com três níveis: Bronze, Prata e Ouro, que podem ser conquistados progressivamente.

A certificação é estruturada em Sistemas de Gestão e em processos. E tem como referencial as normas ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho). Os requisitos dessas normas foram adaptados ao setor de lavanderia.

O processo para a obtenção do SQS dura vários meses, até sua implantação e conclusão. E exige uma série de mudanças, de novas atitudes, de gestão e de desempenho. A conquista resulta na emissão de um certificado da certificadora internacional RINA, com o reconhecimento da ANEL e do SINDILAV, e a consequente concessão do uso do Selo – Bronze, Prata ou Ouro.

Entre os benefícios com a implantação do SQS estão a melhoria da imagem das lavanderias e do segmento (Ferramenta de Marketing) e facilidade na negociação e obtenção de contratos; aumento da competitividade; mitigação de eventuais processos trabalhistas devido à ampliação do controle da segurança e saúde dos colaboradores; implantação de processos orientados a resultados e melhoria de desempenho através da redução de retrabalhos na produção e consequente diminuição de tempos de entrega; profissionalização da mão de obra, redução dos custos operacionais associados; aumento da produtividade e ampliação da margem de lucro da empresa.

Níveis de certificação:

SQS-Prata

Aplicação de alguns itens considerados necessários para demonstrar a melhoria e desempenho do Sistema de Gestão e um nível intermediário de gestão dos requisitos;

SQS-Bronze

Aplicação somente dos requisitos considerados como obrigatórios para a operação básica e inicial das lavanderias no SQS;

SQS-Ouro Aplicação 100% dos requisitos do Referencial Normativo SQS, com nível avançado de gestão dos requisitos.

Acesse a Apresentação Oficial do SQS clique aqui e o Formulário de Adesão clique aqui.